Fazer uma viagem de moto é uma experiência que todo motorista deveria viver pelo menos uma vez na vida. Basta conversar com quem já experimentou essa aventura e ouvir suas histórias: os aprendizados conquistados, o sentimento de liberdade nas estradas e o tempo sozinho com seus pensamentos sempre valem a pena.
Por isso, o Portal Motociclistas Unidos recomenda e encoraja sempre que novos motociclistas vivam essa aventura. Se você é novo nesse universo, preparamos esse post especialmente para você! Após a leitura ficará mais fácil entender o que é preciso levar, por onde ir e como se portar durante a sua primeira viagem de moto. Olha só:
10 dicas essenciais para quem vai fazer uma viagem de moto
A primeira viagem de moto pode causar certa ansiedade e incertezas em alguns motociclistas. Por isso, se planejar é sempre uma ótima forma de combater esses sentimentos. Para saber por onde começar, veja nossas dicas abaixo.
1. Comece com distâncias menores
Se você não está acostumado a ficar longos períodos em cima da moto, criar roteiros de viagem que exigem percorrer 800 km por dia não é uma boa ideia. A distância que cada motociclista consegue percorrer em um dia varia de pessoa para pessoa, pois vários fatores entram em cena: sua moto, seu preparo físico, condições climáticas, estradas, entre outros.
Portanto, comece devagar, percorrendo mais ou menos 400 km por dia e fazendo pausas para caminhar e conhecer os lugares por onde passa. Com o tempo, você vai se acostumando, conhecendo a si mesmo e pode definir qual a distância ideal a ser percorrida em suas viagens a cada dia.
2. Vista-se de maneira apropriada
“O que vestir numa viagem de moto?” é uma pergunta que muitos se fazem no início das aventuras. Quanto a isso, não é preciso se preocupar muito pois não há nada fora do convencional. Você pode vestir uma calça jeans que se sente confortável para pilotar, botas impermeáveis, uma camiseta confortável, sua jaqueta de pilotagem e, claro, um capacete fechado.
Se quiser aumentar sua proteção, luvas de pilotagem, joelheiras e cotoveleiras também podem fazer parte do seu kit de viagem.
Opte sempre por peças no tamanho certo para seu corpo. Evite peças muito largas ou soltas pois elas podem se tornar um incômodo durante uma viagem longa e em alta velocidade.
3. Leve somente o necessário
Na hora de fazer suas malas para viajar de moto, a regra principal é a do “menos é mais”. Afinal, você vai precisar encontrar lugar em sua moto para encaixar sua bagagem e, quanto mais pesada, pior.
Portanto, leve somente aquilo que realmente precisa. Escolha trocas de roupas que podem ser usadas mais de uma vez ao invés de levar inúmeras peças para cada dia de viagem. Até mesmo a quantidade de roupa íntima pode ser economizada: você pode lavá-las no chuveiro em suas paradas, torcê-las bem e deixá-las secando durante a noite.
Quanto à forma de levar sua bagagem, você pode usar o bagageiro de sua moto se tiver, bolsas laterais (chamadas de alforges), malas de viagem ou até mesmo mochilas. No entanto, tome cuidado com as mochilas: evite escolher aquelas que podem te deixar cansado apenas de levá-las nas costas o dia todo. Se possível, ajuste suas alças para que seu peso descanse sobre o assento da moto atrás de você.
4. Esteja preparado para enfrentar a chuva
Em uma viagem de moto, pegar chuva é um desafio muito diferente do que estamos acostumados quando viajamos de carro. Nesse caso, você terá contato direto com a água da chuva e precisará estar pronto para se proteger.
Logo, não se esqueça de levar na mala uma boa capa de chuva. Se sua bagagem ficar exposta ao clima, é importante lembrar de levar algo que possa protegê-la também caso não seja impermeável.
5. Também esteja preparado para enfrentar o clima quente
Além da chuva, o sol e calor intenso também podem ser desafios enfrentados relacionados ao clima. Por isso, é necessário se preparar para eles também. Nesse sentido, o protetor solar e as jaquetas de pilotagem podem ser ótimos aliados.
Isso mesmo: jaqueta de pilotagem também te protege do calor! Isso porque elas são feitas de forma que ofereça a ventilação necessária para motociclistas terem conforto térmico quando pilotam no calor, ao mesmo tempo que protege o corpo dos raios solares.
6. Não negligencie o combustível de sua moto
Ainda que esteja procurando por aventura, pilotar com o tanque de combustível na reserva não é recomendado em nenhuma circunstância. Pense bem: você não vai querer parar sua moto no meio do nada, quando estiver sozinho e sem saber onde fica o posto de gasolina mais próximo.
Não é difícil entender a importância de conferir sempre o nível de combustível quando for viajar de moto e fazer paradas estratégicas para abastecer quando as oportunidades surgirem.
7. Cuide do corpo como você cuida da moto
De nada adianta lembrar de abastecer a moto se você mesmo não abastecer seu organismo com o que ele precisa.
Não se esqueça de fazer paradas para comer, esticar as pernas, alongar o corpo e descansar após certos períodos de pilotagem. A hidratação também não pode ser negligenciada: seu corpo precisa de pelo menos 2 litros de água por dia!
Por isso, leve na bagagem alguns snacks saudáveis para beliscar quando a fome aparecer e você não avisar nenhuma parada e, principalmente, água para se hidratar. Você pode levar as garrafinhas convencionais ou, ainda, garantir uma daquelas bolsas de hidratação, que permitem que você beba água enquanto pilota.
8. Reservar ou não a hospedagem é uma escolha sua
Se não ter um lugar definido para dormir em cada noite de sua viagem não é uma questão que te preocupa, tudo bem! Você pode se aventurar escolhendo os lugares que mais te agradam pela estrada. Isso normalmente pode render boas histórias.
No entanto, caso você se sinta inseguro e não goste muito da ideia de pilotar até encontrar um lugar que te agrade para dormir (até porque encontrar esse lugar pode se tornar uma missão difícil em alguns momentos), você pode se adiantar reservando as hospedagens com antecedência. Essa é uma escolha sua.
9. Converse com outros motociclistas experientes
Acredite, não conhecemos até hoje um motociclista sequer que não goste de compartilhar suas experiências de viagens e dar recomendações para os outros. Faz parte da nossa natureza!
Então não precisa se acanhar: converse com seus amigos e conhecidos sobre sua vontade de fazer uma viagem de moto e ouça o que eles têm a dizer. Numa dessas você pode descobrir dicas de rotas alternativas, lugares para comer e dormir, entre tantas outras, que não conseguiria achar facilmente na internet.
Se não conhecer ninguém que possa te ajudar com isso, não tem problema também. Durante a viagem pode ser que você tope com outros motociclistas viajantes e aí é só puxar o papo, fazer novas amizades e ouvir suas experiências.
10. Faça uma boa revisão em sua moto antes de sair
Nossa última dica não é surpresa para ninguém mas também não custa nada lembrar, não é mesmo? Antes de sair para viajar de moto, leve sua motocicleta para uma oficina de sua confiança e cheque se está tudo ok para sair em uma longa viagem.
Você pode conferir a qualidade e o equilíbrio dos pneus, a lubrificação das correntes, o nível de óleo, funcionamento dos faróis e dos freios, entre vários outros fatores.
Assim, chegamos ao fim das nossas recomendações. Agora é com você! Hora de deixar o medo de lado e botar o pé na estrada. Não tenha medo de errar nas primeiras viagens de moto e aprenda com estes erros. Logo na primeira oportunidade você verá como tudo isso vale a pena.
Depois, volte aqui nesse post e conta pra gente como foi sua primeira viagem nos comentários! Se você aprendeu alguma lição que não estava listada por aqui, pode ajudar outros motociclistas como você nessa empreitada.
Além disso, pode conferir os outros posts e descobrir todas as dicas que o Portal Motociclistas Unidos disponibiliza por aqui.
Esperamos te ver logo, até lá!
Fonte: https://blog.sacramento.com.br/