A BSA Gold Star foi uma moto fabricada no Reino Unido entre os anos 1940 e 1960 que fez a cabeça dos Rockers Cafe Racers e ganhou a corrida da Ilha de Man na sua categoria por quase 10 anos consecutivos.
A História da BSA Motorcycles
Em 1861 foi fundada a Birmingham Small Arms Company Ltd que produzia armas de fogo e a divisão de motos da marca foi criada em 1903 com a primeira moto produzida em 1910.
Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, a BSA produziu 1,5 milhão de rifles, 145 metralhadoras, dezenas de motos, a primeira bicicleta dobrável do mundo além de outros artigos usados pelas forças armadas.
Após a Primeira Guerra Mundial, em 1920, a BSA comprou a Airco, que tinha feito aeronaves durante a guerra. A BSA não entrou na aviação mas sim no mercado de automóveis com um carro leve de motor … V-twin!
Em 1924, quatro motos BSAs fizeram história subindo o monte Snowdon, uma elevação de 1.085 metros acima do nível do mar, também conhecida como Yr Wyddfa, a montanha mais alta do País de Gales.
Nos anos 1930, em meio a carros de 3 e 4 rodas que haviam no mercado, a BSA adquiriu a Lanchester Motor Company e a produção de motos aumentou, o modelo inicial Sloper deu lugar à BSA Blue Stars e à BSA Empire Stars e a BSA ganhou o prêmio Maudes Trophy pelo desempenho no motociclismo.
E foi justamente a partir da BSA Empire Stars que a história BSA Gold Star começou, em meados dos anos 1930.
1937 – Nasce Uma lenda
Gold Star era um distintivo concedido aos pilotos capazes de dar uma volta no circuito de Brooklands, uma pista de corrida de motos com pouco mais de 4 km que ficava perto da cidade de Surrey, na Inglaterra, a uma velocidade de 100 mph.
Em 1937, Wal Handley, um campeão britânico de corridas de moto no período entre as guerras, registrou uma velocidade de volta de 107 mph em uma moto BSA Empire Star no circuito de Brookland e por isso ganhou o distintivo Gold Star.
A BSA resolveu então produzir uma moto chamada BSA “Gold Star” com motor monocilíndrico de 4 tempos, com 350 cc ou 500 cc. Por ser montada à mão muitas modificações de desempenho opcionais ficaram disponíveis.
Para honrar o novo símbolo estampado em seus tanques, a BSA não mediu esforços e como recompensa dominou a categoria Clubmans Junior da Isle of Man TT vencendo a competição de 1949 até até seu fim em 1956.
Cada moto vinha de fábrica com resultados de seus próprios testes de dinamômetro documentados, permitindo ao novo proprietário ver a potência (HP) produzida.
1938 – BSA Gold Star JM24
Em 1938 foi lançado o modelo JM24. Ele tinha cames que funcionavam diretamente na tampa de distribuição e isso gerava desgaste prematuro da peça. A potência era de cerca de 30 HP. A caixa de câmbio era fundida em uma liga Elektron, que era utilizada em aviões e navios.
1939 – BSA Gold Star KM24
Em 1939 foi lançado o modelo KM24 também com potência de 30 HP. Ele teve os cames redesenhados com engrenagens de sincronização apoiados por uma placa de aço estabilizadora. A caixa de marchas passou a ser fundida em uma liga de alumínio e a relação das marchas ficou mais curta.
Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946 a BSA fabricou os “iron engines” com 348 cc e com 499 cc e fez o lançamento do modelo ZB32GS em um show no Earls Court em Londres, atraindo pilotos e esportistas.
Ali foi mostrada uma lista de componentes opcionais e que as novas motos tinham um novo sistema de suspensão traseira, menos rígida. Isso agradou os motociclistas de rua, mas não fez sucesso imediato entre os pilotos de corrida.
Uma vez encomendada, a moto era montada manualmente, e o motor era testado em bancada e não era liberado até que atingisse uma potência aceitável.
Mas essas motos tiveram êxito, e foram elas que venceram a classe Manx Grand Prix Clubmans 350 TT desde 1949 e até 1956, quando a classe foi descontinuada.
1949 – BSA Gold Star ZB34GS
Em 1949 a BSA lançou os modelos ZB32GS and ZB34GS, com 350 cc e 500 cc respectivamente. O modelo de 350 cc não mudou, mas as de 500 cc tinham agora um virabrequim mais pesado modificado, cárter mais forte, eixo principal do lado da transmissão de maior diâmetro e um rolamento principal de design diferente.
1950 – Remodelou Geral
Em 1950 ambos os modelos receberam freios dianteiros maiores, com 8″.
Em 1951 o modelo de 500 cc recebeu um novo cabeçote com caixa de balancim separada e o modelo de 350 cc recebeu além de um novo modelo de cabeçote, uma biela encurtada o que, com outras melhorias, proporcionou um aumento de potência.
Também por volta de 1951 os motores deixaram de ser moldados em caixas de areia (sand-cast) e passarem a ser fundidos sob pressão, o que permitiu um acabamento mais preciso e limpo.
1953 – BSA Gold Star BB34GS
Em 1953 foram lançados os modelos BB34GS (500 cc) e BB32GS (350 cc) que adotaram suspensão traseira de braço oscilante. Além da nova suspensão, o quadro destes modelos foi redesenhado e um novo tanque de combustível, cromado e maior, foi introduzido.
É bom lembrar que originalmente as motos não tinham suspensão traseira, já que seus quadros eram uma versão ampliada dos quadros das bicicletas. Mas a suspensão traseira foi evoluindo com o tempo.
1954 – BSA Gold Star CB34GS
Em 1954 foram lançados os modelos CB34GS (500 cc) and CB32GS (350 cc) com um novo motor conhecido como Big Fin. Eles tinham um virabrequim mais forte, uma biela ainda mais curta, engrenagem de válvula aprimorada e um carburador Amal GP. A potência foi aumentada para cerca de 38 e 30 cv, respectivamente.
1954 – Conquistando o Daytona 200
Em 1954, a BSA queria vencer a Daytona 200 nos Estados Unidos. Durante a década de 1950, a corrida era disputada em uma pista que tinha uma parte de terra a uma de asfalto.
A equipe preparou uma BSA Gold Star denominada A7 Shooting, com um motor de 2 cilindros. A corrida foi vencida pela A7 Shooting e uma Gold Star convencional ficou em 3o. lugar.
Tinha uma estrutura mais rígida que diminuiu 23 Kg do seu peso, usava o cabeçote da 350 cc adaptado para a 500cc e com uma grande válvula de admissão. O motor tinha potência de 44 HP.
Essa estrutura rígida, resistente e leve acabou por ser o padrão nas motos de competição de Flat Track dos EUA.
1955 – BSA Gold Star DB34GS
Em 1955 foram lançados os modelos DB32GS (350 cc) and DB34GS (500 cc) com sistema de alimentação de óleo para o virabrequim melhorado e aletas nos freios dianteiros. Nos modelos de 350 cc a potência aumentou para 30 HP e nos modelos de 500 cc para 42 HP. No escapamento apareceu um silenciador especial.
1956 – BSA Gold Star DBD34
Em 1956 foi lançado o modelo DBD34 (500 cc), com o mesmo motor mas com um novo cabeçote. Utilizava um carburador Amal “boca de sino” e tinha escapamento traseiro polido e velocidade máxima de 110 MPH (180 KM/H).
Venceu o Clubman da Ilha de Man daquele ano e tinha um primeira marcha longa que permitia chegar a 60 MPH (97 KM/H) antes de mudar para a segunda marcha.
Entre os opcionais estavam um tacômetro e um freio dianteiro com largura de 190 mm. Muitas dessas motos foram exportadas para os EUA, inclusive um modelo especial foi desenvolvido para atender a essa demanda.
Essa foi a moto da BSA mais utilizada pelos Rockers durante o movimento Cafe Racer.
1956 – Vencendo o USA Catalina
Em 1956 o piloto Chuck Minert venceu o Grande Prêmio Catalina em uma BSA Gold Star modificada. O Grande Prêmio Catalina era uma corrida de 100 milhas aberta ao público na ilha de Santa Catalina, na costa de Los Angeles, e nesse ano mais de 1.000 motos largaram.
As modificações incluíram um tanque de combustível maior, um coletor de ar no freio dianteiro e uma roda dianteira de 19″.
1963 – A BSA Gold Star deixa de ser fabricada
Em 1963 a BSA Gold Star deixou de ser fabricada. Ela já tinha se transformado em uma scrambler apenas com o acabamento da Gold Star original. Por essa época a Lucas deixou de produzir o magneto que era utilizado na motor e aí a produção ficou comprometida.
Desde 1951 quando a Triumph entrou no grupo, a BSA se tornou a maior fabricante de motos da Europa. No final dos anos 1960 as motos da BSA eram usadas por patrulhas e forças policiais e foram lançadas motos até de 3 cilindros.
Mas em 1973 não teve jeito. Após uma perda comercial de 3 milhões de Euros e de problemas de produção, os mercados Europeu e Americanos foram perdidos, o grupo chegou à beira da falência e a produção teve que ser encerrada.
2021 – O Renascer da Lenda
Pensou que a história tinha acabado? Pois fique sabendo que 2021 a BSA lançou seu mais novo modelo, a BSA Gold Star Legacy Edition. Agora com motor de 625 cc, 5 marchas, freios da Brembo com ABS , atualizada tecnologicamente e com o visual original. Afinal, lendas não morrem!