Vai comprar uma moto? Se liga na dica de qual tipo cansa mais.

Com tantos tipos de motocicletas no mercado, a experiência no dia a dia pode ser bastante diferente por conta da ergonomia. Conheça os prós e contras das principais categorias

Urbana/city

São as mais vendidas do Brasil. Esse tipo de moto é bem confortável, afinal, foram feitas para rodar durante muitas e muitas horas durante o dia. 

A ergonomia aqui foi pensada para que os braços e as pernas não fiquem nem muito flexionados e nem esticados. Inclusive, alguns guidões são mais altinhos, evitando que precise abaixar muito para alcançá-los – a lombar agradece.

Posição de pilotar – moto City
Imagem: Divulgação

Cub

As cubs, como a Honda Biz, são mais parecidas com scooter, mas não são iguais. Nesse estilo de moto você ainda vai montado e não totalmente sentado. Calma, explicamos. 

Lembra dos cavalos? Então, na maior parte das motos é assim que o condutor vai. 

Isso porque as pedaleiras estão fixadas mais lateralmente. No caso das cubs, estamos em uma posição intermediária. Meio montado, meio sentado.

Isso é razoavelmente confortável. O problema pode ser a altura do guidão, muito baixo em alguns modelos, que pode ser cansativo com o passar do tempo.

Posição de pilotar – moto Cub
Imagem: Divulgação

Scooter

Dada a explicação anterior, eis aqui a grande diferença dos scooters. Repare, aqui a posição parece a de estar sentado em uma cadeira. Na maioria dos modelos, não há pedaleira, os pés são repousados em amplas plataformas. 

Por isso, essa posição pode ser bem agradável em deslocamentos breves, é menos cansativa, porque o piloto está menos “ativo” na pilotagem. Na posição montada, há mais ação dos pés e pernas.  

O ponto negativo é que pessoas consideradas mais altas, acima de 1,80 m, podem se sentir “apertados” em alguns modelos, inclusive, esbarrando os joelhos no guidão.

Posição de pilotar – moto Scooter
Imagem: Divulgação

Trail

Pergunte aos motociclistas, a maioria vai dizer que as trail ou bigtrail são as mais confortáveis de todas. Isso porque há espaço para que as pernas não fiquem muito flexionadas e você possa repousar o pé bem naturalmente nas pedaleiras.

Posição de pilotar – moto Trail
Imagem: Divulgação

Os guidões são altinhos, o que proporciona uma pilotagem ereta, afinal, como são motos para rodar na terra e em meio a natureza, esta é a melhor posição para apreciar o meio-ambiente.

Geralmente o assento também é dos mais confortáveis nas trail, principalmente nas mais estradeiras, onde o conforto é priorizado. Em modelos mais radicais, o banco pode ser mais fino para facilitar a pilotagem na terra, o que perde em conforto. 

Posição de pilotar – moto Big Trail
Imagem: Divulgação

Custom

A imagem daquelas motos estilosas, com belos alforjes, ao som de rock, pode enganar um pouco. Nem sempre uma custom é muito confortável; seu posicionamento mais para o sentado do que montado pode cansar um pouco.

Por isso vemos alguns acessórios, como os suportes para estender os pés, que ajudam a relaxar as pernas.  Em relação ao guidão, geralmente são confortáveis, com exceção daqueles muito baixo ou aqueles bem altos – o chamado “seca sovaco”-, que definitivamente não é uma boa escolha e cansa os braços.

Também pecam pela falta de proteção aerodinâmica, o que pode ser melhorado em modelos com uma bolha na dianteira.

Posição de pilotar – moto Custom
Imagem: Divulgação

Naked

Aqui está um meio termo entre uma ergonomia que lembra as motos urbanas e as esportivas. Em sua maioria, as naked são agradáveis de pilotar, apesar de trazerem uma pegada mais agressiva, ainda estão dentro do limite esperado. A exceção são modelos que trazem uma ergonomia quase como a das esportivas – como veremos a seguir.

A dificuldade aqui é literalmente ir de cara para o vento. Naked significa nu, em inglês, explicando que são motos sem proteção aerodinâmica quase nenhuma. 

Posição de pilotar – moto Naked
Imagem: Divulgação

Esportiva

É preciso saber que as sport ou esportivas têm em sua essência o objetivo de serem máquinas de corrida. Então, o piloto está lá para encontrar o melhor apelo aerodinâmico possível. 

Isso significa ficar com o tórax grudado no tanque e as pernas extremamente flexionadas. O assento costuma ser mais duro e com pouca espuma, favorecendo um encaixe, mas piorando em conforto.

O problema é que quem roda com um esportiva por aí não vai ficar “carenado” (no posicionamento de corrida) o tempo todo, não faz sentido. Isso vai cansar, já que o guidão fica bem lá na frente, será preciso esticar demais. 

Posição de pilotar – moto Sport
Imagem: Divulgação

Sport-touring

Uma dica legal para quem curte esportivas, mas prioriza o conforto, é procurar modelos que tenham um posicionamento mais agradável, como as “sport-touring”. São motos superpotentes, mas com ergonomia mais relax e boas para longas viagens, é ótima proteção contra o vento.

Touring

“Sofás sobre rodas”, essa é a melhor maneira de definir as touring. Aqui você encontra o que há de mais evoluído em estofamento motociclístico. Em alguns casos, há encosto até para o braço. 

Elas são extremamente avançadas em proteção aerodinâmica, que forma uma verdadeira bolha para o piloto, inclusive ajudando na chuva. É tamanha a barreira, que em dias muito quentes e no trânsito, pode fazer passar um calorzinho. 

Posição de pilotar – moto Touring
Imagem: Divulgação

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